Pelo bem do futebol: Sobreviva, Parma

O filme Uma lição de vida, baseado em fatos reais conta a história de Kimani Maruge, um Queniano de 84 anos e que tenta a qualquer custo conseguir vaga em uma escola para aprender a ler e escrever. Kimani lutou pela independência do Quênia e por isso ficou impossibilitado de estudar. Com isso, ele se vê ao lado de crianças, mas conta com o apoio de sua professora Jane Obinchu que fica ao lado dele pra tudo.


Neste caso, voltando a falar de futebol, o Parma precisa se apegar e ter sua torcida ao lado para voltar a ser aquele clube vencedor da década de 90. Assim como Kimani, o Parma teve uma bela história independente e precisa resgatá-la. Detentor de 3 títulos da Copa da Itália, 1 Supercopa Italiana, 2 Liga Europa da Uefa, atual Uefa Europa League e 1 Recopa Europeia, além de 1 vice campeonato do Italiano, o clube passa por uma grave crise financeira e uma dívida estimada em R$ 643,1 milhões e com isso, será rebaixada a sexta divisão italiana. Seus próximos jogos no Campeonato Italiano, vão ser computados 3x0 a favor do adversário.

O clube teve início em 27 de julho de 2013 e começou com o nome de Verdi Foot Ball Club, em dezembro do mesmo ano, o clube mudou seu nome. O clube manda seus jogos no Estádio Ennio Tardini desde 1923, o estádio possui uma capacidade para 27.906 espectadores e segue sendo o estádio mais antigo em uso na Itália. Em 1924-25, o clube consegue pela primeira vez disputar a primeira divisão, onde é rebaixada novamente a partir daí, vai disputar as categorias júnior. Em 1953-54 graças aos 15 gols marcados Július Korostelev e de Cestmir Vycpálek o clube consegue subir para a Série B, onde se mantém por 11 anos seguidos. Paolo Erba e Ivo Coccini foram os grandes jogadores do Parma na época, o segundo, inclusive têm 308 jogos com a camisa Parmesini. Em 1964-65, o clube foi rebaixado à Série C e no ano seguinte para a Série D. Em 1970, o clube muda seu nome para Parma Associazone Calcio.

As coisas só começam a dar uma melhorada a partida da década de 80, na presidência de Ernesto Ceresini. Em 89, numa sacada de mestre de Ceresini ao contratar o promissor técnico Nevio Scala, o clube volta a Série A. O Parma voltou a Série A terminando o Campeonato na sexta colocação, na qual conquisou o direito de disputar a Taça Uefa no ano seguinte. Em 1991-92, conquistou a Copa da Itália sobre a Juventus. No ano seguinte, conquistou a Taça das Taças. Já sendo olhada de outra forma e ganhando respeito em toda Itália, o clube começa a fazer grandes investimentos como contratar Gianfranco Zola, Asprilla. Em 94, o clube vence a Supertaça Europeia.

O início do sucesso. (Foto retirada da internet)
Com o técnico Carlo Ancelotti e as chegadas de Enrico Chiesa e o jovem promissor Argentino Hernán Crespo, o clube termina o Italiano 96-97 na segunda colocação, atrás apenas da Juventus e consegue a vaga para a Liga dos Campeões, porém fez uma campanha fraca, caindo ainda na fase de grupos. Naquela mesma temporada, o clube já havia acertado as contratações de Lilian Thuram e dos promissores Gianluiggi Buffon e Fábio Cannavaro. Em 1998, sob o comando de Alberto Malesani, o Parma vence a Copa da Uefa sobre o Olympique de Marseille sem sustos por um placar de 3x0.
Fábio Cannavaro levantando o troféu da Copa da Uefa. (Foto retirada da internet)

A temporada 1999-00 já começa mágica para o Parma vencendo a Supercopa da Itália sobre o todo poderoso Milan por um placar de 2x1. Na mesma temporada, com o Pietro Camignani, o clube vence sua terceira Copa da Itália. Já na temporada seguinte, uma crise da Parmalat, pôs em risco a "saúde" do clube. Em 2004, por uma questão prioritária e extremamente necessária, o clube passa a se chamar Parma Football Club e mantém todos os direitos do Parma Associazone Calcio, o antigo nome. De lá pra cá, a melhor colocação do Parma foi na temporada passada com um sexto lugar na tabela de classificação.

Gianluiggi Buffon comemorando o terceiro título da Copa da Itália pelos Gialloblu (Foto retirada da internet)
Nesta temporada, a equipe ocupa a última posição com 10 pontos ganhos e, por conta das dívidas, está fora do Campeonato Italiano. Inclusive, no último fim de semana, o jogo contra a Udinese foi adiado, por conta de falta de dinheiro para a organização do jogo. Os próximos jogos serão computados 3x0 para o adversário que for enfrentar o Parma. Uma pena, para um clube tão histórico e encantou o mundo na década de 90, onde tem uma vasta história e uma grande quantidade de ídolos hoje consagrados. Pelo bem do futebol: Sobreviva, Parma.

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top