![]() |
Costa-riquenho, David Madrigal é o pivô da nova-antiga polêmica |
ENTENDA O CASO
O ano é 2002, o Ceará contrata o atacante costa-riquenho, David Diach Madrigal, de 27 anos. Seu último clube tinha sido o Roma de Apucarana. Ao longo do estadual cearense, o jogador marcou 10 gols que ajudaram o alvinegro a ser campeão cearense, um deles inclusive contra o rival Fortaleza. Na época foi então descoberto que David não tinha o visto necessário para atuar no país. Em processo aberto pelo Fortaleza, se pedia a perda de 17 pontos do Ceará, o que tiraria o título do alvinegro e daria o então tri-campeonato pro tricolor. Na época, o caso foi vencido pelo Vovô, defendido pelo advogado Clayton Marinho no TJD-CE. Revoltado, o Fortaleza entrou com o processo 17ª Vara Cível. A alguns dias, o jornalista Mario Kempes, do Diário do Nordeste informou que a Federação Cearense de Futebol notificou o TJDF sobre o Fortaleza ter quebrado o artigo 231 do CBJD - Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O código fala que os clubes só podem se utilizar da justiça comum quando se exaurirem todas estâncias da justiça desportiva.
Após ao julgamento, Eugênio Vasques, diretor-jurídico da Federação Cearense de Futebol comentou o caso: "Trata-se de coisa julgada sem prescrição. A FCF entende que ela tem que ser levada ao conhecimento do pleno do Tribunal e, se for o caso, ao STJD". A própria FCF entrará com o pedido de efeito suspensivo amanhã: "A FCF não medirá esforços para auxiliar seu filiado nessa questão, porque entende que o campeonato realizado dentro de campo é o real resultado que se espera ao final de uma disputa entre clubes". A entrevista foi feito pelo repórter Lucas Matos, do site de notícias, Tribuna do Ceará.
Vale ressaltar, que foi a própria Federação que reabriu o caso contra o Fortaleza na semana passada e hoje parece arrependida pelo que faz. O certo é que não é a primeira mancada da atual gestão que não ajudou o Icasa quando a equipe do Cariri precisou em julgamento contra o Figueirense. Não se sabe o porquê da mudança de pensamento nesses poucos dias, mas quem sabe os anunciantes e o interesse das emissoras de televisão que detém os direitos, Verdes Mares (afiliada à Rede Globo no estado) e a Esporte Interativo podem ter feito a pressão necessária para tal.
O Fortaleza entra em campo novamente domingo contra o Sport pela Copa do Nordeste e precisa apenas do empate para ir para a semifinal do torneio. Caso consiga o efeito suspensivo, joga a primeira partida das semifinais domingo, dia 05/04 contra o Icasa no Romeirão.
Veja o documento de denuncia no link abaixo:
http://docs.google.com/viewerng/viewer?url=http://blogs.diariodonordeste.com.br/blogdokempes/wp-content/uploads/2015/03/Denuncia.pdf