Arbitral mantém datas e aprova novo regulamento do Estadual do Rio

Reunião na Federação definiu mudanças no certame. (Foto: Divulgação)
O Campeonato Estadual do Rio em 2016 terá novo regulamento, válido até 2020. A proposta feita por um grupo de trabalho, que contou com cinco agremiações foi aprovada na tarde desta quinta, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. O certame continuará com 19 datas e terá o retorno do sistema de disputa inicial, com dois grupos de oito participantes cada, e será iniciado no próximo dia 30 de Janeiro. O Fluminense não mandou representantes para a reunião, enquanto que o Flamengo compareceu, mas não se manifestou em nenhuma discussão.

A primeira fase do Estadual será formada por dois grupos, com oito representantes, onde os times de uma chave enfrentam os da outra, em sistema de turno único. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, formato de octogonal, e será disputado em sistema de todos contra todos, também em turno único. Os quatro melhores se classificam para as semifinais, que serão realizadas em dois jogos, com os vencedores se encontrando na decisão, também em ida e volta. O 1º colocado do octogonal será o campeão da Taça Guanabara.

Os times eliminados na primeira fase formarão outro octogonal, para a disputa do título da Taça Rio e também lutarão contra o rebaixamento. O sistema também será de todos contra todos, em turno único. Os dois piores caem para a Série B Estadual. Os dois melhores, porém, se juntarão aos dois piores da Taça Guanabara e decidirão a Taça Rio, também em formato de semifinais e decisão.

Também ficou decidido no arbitral que as finais do Carioca podem ser jogadas fora do Rio de Janeiro, caso o Maracanã e o Engenhão sejam fechados para obras finais visando os Jogos Olímpicos. Além disso, o posicionamento das torcidas será de prerrogativa exclusiva do clube mandante, para evitar a polêmica que envolve Fluminense e Vasco nesta temporada.

Mais uma novidade é o custeio das taxas dos jogos entre os outros 12 times pela federação. O mandante receberá R$ 15 mil para não ter prejuízo nos jogos, o que ocorreu no Estadual passado. O vencedor ainda recebe mais R$ 10 mil. A entidade também abriu mão dos 10% que recebia referente às despesas das pelejas.

Abaixo, veja como ficaram as chaves da fase inicial do Estadual do Rio.

Grupo A: Vasco da Gama, Fluminense, Macaé, Resende, Boavista, Bangu, Cabofriense e Portuguesa da Ilha.

Grupo B: Flamengo, Botafogo, Friburguense, Volta Redonda, Bonsucesso, Madureira, Tigres do Brasil e America.

A primeira rodada está marcada para os dias 30 e 31 de Janeiro, com as seguintes partidas.

Vasco da Gama x Madureira
Portuguesa da Ilha x Tigres do Brasil
Cabofriense x America
Bangu x Botafogo
Flamengo x Boavista
Friburguense x Macaé
Volta Redonda x Fluminense
Bonsucesso x Resende


Por: Diego Ramon (diegoramon.rj@gmail.com)

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top