Rodrigo Lindoso e Gabriel disputam a posse da bola. (Foto: Vitor Silva/SS Press) |
O Botafogo está muito perto de confirmar seu retorno à elite do futebol brasileiro. Com um gol de Neilton, no início da segunda etapa, o Alvinegro bateu o Bahia por 1 a 0 no Engenhão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
Com o resultado, o time da Estrela Solitária chegou aos 65 pontos, agora ficando a apenas uma vitória de sacramentar matematicamente o acesso à Série A. E ela pode ser conseguida no próximo sábado, contra o Criciúma, no Heriberto Hulse. Por sua vez, o Esquadrão de Aço parou nos 54. Ainda que siga dentro da zona de promoção à Primeira Divisão, já vê seus adversários diretos se aproximarem. E terá pela frente um deles no próximo sábado: o clássico nordestino, contra o Santa Cruz, que tem 52, na Fonte Nova.
Os dois times tentaram, de formas diferentes, levar perigo. O Alvinegro usou e abusou das bolas rasteiras, enquanto que o Tricolor lançou mão das jogadas aéras. O Botafogo construiu suas duas melhores oportunidades tocando a bola, e na mais perigosa delas, Daniel Carvalho pegou rebote na entrada da área após defesa de Douglas Pires e achou o atacante Sassá, que chutou quase de dentro da área, exigindo mais uma boa defesa do goleiro visitante. O Bahia também teve suas chances, principalmente em jogadas de bola parada. Na melhor delas, Gabriel Valongo aproveitou escanteio da direita e cabeceou forte para a defesa de Jefferson.
O time da Estrela Solitária voltou melhor do intervalo, e precisou de seis minutos para abrir o marcador. Neilton iniciou a jogada pela direita, fez tabela com Ronaldo, que devolveu na medida de calcanhar. De primeira, o jovem atacante da camisa 7 finalizou rasteiro para vencer Douglas Pires. Em seguida, os mandantes relaxaram, e acabaram vendo o Bahia tendo mais oportunidades para empatar a peleja. Porém, Jefferson voltou a ser decisivo em alguns lances. Mesmo com o time baiano indo para o abafa, o Botafogo se segurou na defesa e assim dar mais um passo rumo à Elite do Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 0 BAHIA
Local: Engenhão, Rio de Janeiro/RJ
Árbitro: Daniel Nobre Bins/RS
Assistentes: Alexandre Pruinelli Kleiniche/RS e Elio Nepomuceno de Andrade Junior/RS
Público: 20.031 presentes, com 17.531 pagantes
Renda: R$ 578.320,00
Cartões Amarelos: Carleto (BOT); Eduardo, Gustavo e Vitor (BAH)
Gol: Neílton (BOT), aos 6 do 2º.
BOTAFOGO: Jéfferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Guilherme Camacho (Diego Jardel) e Daniel Carvalho; Neilton (Lulinha) e Sassá (Ronaldo). Técnico: Ricardo Gomes.
BAHIA: Douglas Pires, Railan (Maxi Biancucchi), Gabriel Valongo, Gustavo e Vitor; Paulinho Dias, Souza, Tiago Real (Rômulo) e Eduardo; Roger (João Paulo) e Kieza. Técnico: Charles Fabian.
Ouça agora a coletiva de imprensa do técnico Ricardo Gomes, do Botafogo.
A seguir, Neilton fala na zona mista.
E finalmente, Jefferson também deu declarações após a partida.
Por: Diego Ramon (diegoramon.rj@gmail.com)