Os dias de Fred no Fluminense estão contados, pelo menos de acordo com o discurso do jogador no último domingo após a vitória sobre o Corinthians no Maracanã. O jogador confessou estar chateado com a atual situação do time e também não nega insatisfação com parte da torcida tricolor que protestou no último sábado e proferiu gritos de "mercenários".
O contrato de imagem do jogador segue com 20 meses de atraso e para complicar a situação, a atual patrocinadora do tricolor carioca deve deixar o clube no fim do ano. Fred tem sido o principal nome do time nos últimos anos, somente alcançado por Conca que foi o craque do Brasileirão em 2010. Em 2012 o tricolor levantou a taça e o próprio Fred foi eleito o craque daquele ano.
Quando chegou ao Fluminense em 2009, Fred chegou com status de grande contratação do futebol Carioca e marcou duas vezes em sua estreia contra o Macaé. Mas após o início promissor, Fred teve uma séria lesão na virilha. Após três meses de recuperação, quando Fred voltou, o tricolor chegou a estar com 99% de chances de ser rebaixado naquele ano, segundo os matemáticos. Mas surpreendentemente o time reagiu e venceu 10 partidas seguidas e Fred marcou 10 gols nesses 10 jogos. A média foi de impressionantes um gol por jogo.
Mas Fred também tem identificação com o Cruzeiro, afinal despontou para o cenário mundial vestindo a camisa do clube celeste e sendo artilheiro do Brasileirão 2004 com 14 gols e marcando dois na Copa sul-Americana do mesmo ano. No ano seguinte foi o artilheiro do Campeonato Mineiro com 14 gols. Na Copa do Brasil de 2005 foram 15 gols e marcou 12 gols no Brasileirão do mesmo ano. Ao todo Fred atuou 76 vezes com a camisa Cruzeirense e marcou 56 gols.
O Cruzeiro pretende investir pesado para ano que vem. Na eminência de perder Borges, o clube Mineiro espera contar com um centroavante de peso para finalmente conquistar a terceira Libertadores de sua história.
Será que Fred vai ou fica? Só saberemos nas próximas semanas.
Matéria de Bruno Godinho