Foto: Mauro Schaefer |
As vitórias na Arena tem sido sinônimos de sucesso e fazendo a equipe tricolor subir na tabela do Brasileiro .A bola da vez foi o Vasco precisando escapar da zona da degola e mais uma vez viu a equipe gremista prevalecer .
O primeiro tempo pareceu o Vasco estar disposto a surpreender o Grêmio, investindo em uma marcação forte e na saída rápida com Dagoberto e Reascos. No entanto, aos 10 minutos, o time de Roger Machado conseguiu chegar bem ao ataque. Após ótima jogada de Luan, Giuliano, cara a cara com goleiro, concluiu o cruzamento do atacante, mas o chute saiu errado e o meia gremista perdeu um gol feito.
A partir daí, a partida ficou mais para o Grêmio, que passou a ter posse de bola, enquanto o Vasco já não conseguia armar contra-ataques. Mesmo com a supremacia técnica, o Tricolor insistiu com jogadas pelo meio, quando na realidade o caminho era pelas laterais. Aos 28, Galhardo chegou à linha de fundo pela direita e cruzou forte. A bola quicou e enganou o goleiro Charles. Pedro Rocha, que estava no lance, não levou fé na falha do adversário e perdeu a chance concluir o cruzamento.
A equipe carioca aos 38 minutos chegou quase lá, o zagueiro Rodrigo teve a oportunidade de abrir o placar. Após cobrar uma falta quase da intermediária, o vascaíno quase surpreendeu Marcelo Grohe. Atento, o goleiro do Grêmio conseguiu espalmar a bola e evitar o gol carioca e na última chance do primeiro tempo, aos 42 minutos, o meia Douglas recebeu um cruzamento de Galhardo da direita. O camisa 10 ajeitou a bola para a canhota e bateu colocado, mas Chales fez boa defesa e garantiu o placar fechado na etapa inicial.
A etapa final foi de mudança tática no campo para o Grêmio com uma pressão inicial, o Tricolor encurralou o Vasco nos primeiros minutos e teve uma chance aos seis minutos com Luan. Após lançamento vindo da zaga, o atacante ficou cara a cara com goleiro Charles e deu um toque por cima. O jogador gremista ainda caiu dentro da área, mas a arbitragem marcou falta em cima do arqueiro vascaíno.
O Vasco decidiu se reinventar no jogo. Roth optou pela saída de Dagoberto e Reascos e chamou Herrera e Éder Luís para comandar o setor ofensivo do time carioca. Se o Gigante da Colina mudou o time, quem mexeu no placar foi o Grêmio. Aos 14 minutos, Galhardo fez boa jogada pela direita e cruzou. Charles espalmou a bola, mas ela bateu em Anderson Salles e acabou entrando e morrendo no fundo das redes do time carioca.
O gol do Grêmio balançou o Vasco, que nervoso não conseguia articular jogadas para Éder Luís e Herrera. Melhor para os donos da casa, que ficavam mais perto do ataque a cada erro da defesa vascaína. Aos 22 minutos, Giuliano fez grande jogada pela direita e ingressou na área. O meia chutou rasteiro e obrigou Charles a fazer uma boa defesa. O goleiro ainda perdeu a bola porque dividiu o lance com o zagueiro Anderson Salles, mas no reflexo impediu que ela entrasse na meta.
O Grêmio já estava mais tranquilo no jogo e ainda buscava a chance perfeita para ampliar o placar. Ele chegou aos 35 minutos. Giuliano recebeu na intermediária de Edinho. O meia lançou Pedro Rocha na esquerda, já dentro da área. O atacante teve tranquilidade para tocar na saída de Charles e marcar 2 a 0 e o gol de Pedro Rocha consolidou a vitória do Grêmio. Sem forças para reagir, o Vasco ainda tentou descontar o placar, mas os donos da casa souberam segurar o escore que só foi construído após melhora na etapa complementar.
Ficha Técnica :
Grêmio :Marcelo Grohe; Galhardo (Lucas Ramon); Geromel; Erazo; M. Oliveira (Marcelo Hermes); Walace; Maicon; Giuliano; Douglas (Douglas); Pedro Rocha; Luan.
Técnico: Roger Machado.
Vasco:Charles; Madson, Rodrigo e Anderson Salles e Cristiano; Guinazu, Serginho, Julio Cesar e Andrezinho; Dagoberto (Herrera) e Reascos (Éder Luís). Técnico: Celso Roth.
Gols: Anderson Salles, contra, aos 14/2º; Pedro Rocha, aos 35/2º
Cartões Amarelos: Guiñazu (V); Walace (G); Andrezinho (V); Serginho (V);
Local: Arena do Grêmio
Árbitro: Luiz F. de Oliveira (SP).
Matéria de Marcio Krüger